VITÓRIA DA LUZ SOBRE AS TREVAS
Biden derrotou a arrogância
Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro*
As eleições americanas expuseram uma luta titânica dos americanos plurais contra os americanos intolerantes. Da diversidade contra o preconceito.
Biden não ganhou sozinho. Ganhou o iluminismo contra o obscurantismo. Foi uma vitória do povo mobilizado contra a arrogância e a ignorância.
Se Trump foi eleito numa mobilização em favor dos valores básicos dos Estados Unidos, contra o esquerdismo “politicamente correto” e globalista (que contamina o país ), a xenofobia ignorante que germinou no seu governo, todavia, despertou o pior do direitismo: o anti-intelectualismo, a aversão ao cosmopolitismo, o estímulo à arrogância, o racismo, a discriminação, o desprezo ao pluralismo, à ciência e à diversidade.
Esses valores caros à humanidade, foram desprezados pelos idiotas de todo gênero, que se mobilizaram em torno da incomensurável vaidade de Trump.
O conhecimento é algo caro aos Estados Unidos. O obscurantismo, por sua vez, é um grande mal. O nazismo… o maior inimigo.
Já a arrogância é um pecado capital imperdoável – que a alma americana nunca tolerou. Arrogantes sempre tiveram vida curta nos EUA, e Trump revelou-se um arrogante perigoso.
Por fim, o alerta: a mobilização obscurantista e neofascista em torno de Trump, joga luz sobre um mal que todos pensavam estar extinto…
*Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP), jornalista e consultor ambiental. Sócio do escritório Pinheiro Pedro Advogados. Integrante do Green Economy Task Force da Câmara de Comércio Internacional, membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB e da Comissão Nacional de Direito Ambiental do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. É Editor-Chefe dos Portais Ambiente Legal, Dazibao e responsável pelo blog The Eagle View. Twitter: @Pinheiro_Pedro. LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/pinheiropedro
Fonte: The Eagle View
Publicação Dazibao, 08/11/2020
Edição: Ana A. Alencar