PAPO RETO: A CRISE POLÍTICA É DE TRANSIÇÃO!

Crise no Estado

A transição de República Democrática Representativa para República Democrática Participativa está na base de toda essa discussão…

 

chega

 

TEXTO E VÍDEO

Por Ambiente Legal

 

Neste Papo Reto, gravado em 2013, Pinheiro Pedro alerta para o foco dos conflitos políticos que vivemos: a crise de transição na estrutura de governança dos Estados Nacionais – das formas representativas de governo para as formas participativas.

Para resolver essa crise,novas ferramentas são demandadas, e lideranças também.

Essa questão está na base de toda essa mobilização presenciada em nossas ruas, e merece estar no cerne da reforma política que virá.Vimos o recado das ruas. E a crise deve se ampliar.

A mobilização trouxe resultados. Atitudes positivas do estamento político ainda estão ocorrendo em reação aos protestos. Matérias votadas às pressas no parlamento, decisões executadas no judiciário e novas mobilizações impressionantes de massa.

O fundo da questão revela a crise de participação e o desconhecimento absoluto de nossa classe dirigente a respeito do que seja a tutela dos interesses difusos em causa. Esses interesses expressam demandas concretas, por autonomia, participação e qualidade de vida.

Essas demandas podem ser identificadas nos conflitos ao longo do mundo, seja na favela da rocinha, até a faixa de gaza, passando pela questão dos índios até a crise política no Egito, Grécia e Turquia.

O que testemunhamos é um conflito decorrente de um período de transição na estrutura de governança dos Estados Nacionais, das formas representativas de governo para as formas participativas. Para tanto, novas ferramentas são demandadas, e lideranças também.

Essa questão está na base de toda essa mobilização presenciada em nossas ruas, e merece estar no cerne da reforma política que virá.

Veja o vídeo do Papo Reto de Pinheiro Pedro sobre o assunto:

 

 

Papo Reto, com Pinheiro Pedro é uma produção do Portal Ambiente Legal.
afppAntonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP) , sócio-diretor do escritório Pinheiro Pedro Advogados. Consultor ambiental, com consultorias prestadas ao Banco Mundial, IFC, PNUD, UNICRI, organismos estatais, governo federal, governos estaduais e municípios. É integrante do Green Economy Task Force da Câmara de Comércio Internacional, membro do IAB – Instituto dos Advogados Brasileiros, integrante das comissões de Infraestrutura da OAB/SP e de Direito Ambiental do Conselho Federal da OAB. Jornalista, é Editor-Chefe do Portal Ambiente Legal, Editor da Revista Eletrônica DAZIBAO e editor do Blog The Eagle View.

 

 

 


Desenvolvido por Jotac