Mercado de Carbono foi o tema de entrevista concedida pelo PPA ao Globo News

Por Danielle Denny

Foi ao ar 23/6/12, no Jornal das Dez, da Globo News, a entrevista concedida por Fernando Pinheiro Pedro a Laura Cassano sobre o Mercado de Carbono.

Entre os pontos altos da entrevista, a constatação de que somos vendedores de luxo no mercado de crédito de carbono. Os outros países em desenvolvimento, como China e Índia, têm mais projetos, mas aqui eles são mais complexos e melhores em virtude de nossa matriz energética já ser limpa. E, além de termos bons MDLs – Mecanismos de Desenvolvimento Limpo, sob o guarda-chuva do Protocolo de Quioto, temos uma enorme capacidade de desenvolver projetos de REDD – Redução de Emissões por Desflorestamento e Degradação.

Contudo enfrentamos muitos entraves, o discurso político ainda é muito ambientalista e pouco econômico, nos falta uma plataforma de negociação estruturada, um mercado nacional para compra desses créditos, formas de acelerar o licenciamento e a aprovação governamental dos projetos e uma tributação adequada. Até o Chile tem regulamentação melhor.

O cuidado ao legislar tem de ser especial, pois não se pode criar um projeto de crédito de carbono se houver obrigação normativa, o mercado é voluntario. Apenas o que for realizado além das obrigações legais pode ser vendido como redução voluntária das emissões de gases de efeito estufa, via projeto de MDL.

A atual crise econômica arrefeceu o mercado, pois os principais compradores são os europeus e o foco para eles agora tem sido garantir os empregos e a produção interna, as preocupações ambientais foram para segundo plano. O Protocolo de Quioto virou o patinho feio num mundo contendo crises.


Desenvolvido por Jotac