HORA DE FAZER UM PACTO PELA GOVERNABILIDADE

Uma análise da crise no governo Bolsonaro, e do que deve ser feito no quadro atual, por Antonio Fernando Pinheiro Pedro

Antonio Fernando Pinheiro Pedro falta planejamento e determinação para realizar as mudanças

 

Da redação

Por mais aguda que seja a crise, é possível o governo Bolsonaro buscar um pacto pela governabilidade, basta voltar aos trilhos originais, perseguindo a ruptura institucional em prol de uma ampla reforma política e administrativa, dentro dos parâmetros constitucionais, para a qual foi eleito.

Sobre tema, o advogado e consultor Antonio Fernando Pinheiro Pedro, desenvolve ampla análise sobre o quadro atual no vídeo que pode ser acessado clicando aqui ou na imagem abaixo:

 

af

 

É possível buscar essa transformação dentro dos parâmetros traçados pelo atual sistema constitucional e sem transgredir o Estado de Direito, desde que haja força de vontade, estratégia política, articulação parlamentar e uma ação firme e múltipla em relação aos ocupantes das instituições que precisam ser desinfetadas.

No entanto, passados um ano e meio da posse, o governo federal não só não cumpriu a tarefa a ele confiada, como se encontra em um quadro caótico – com uma base parlamentar esfacelada, uma situação partidária caótica, um problema grave de comunicação institucional, e uma crise de liderança.

De fato, precisamos reconhecer que o governo não dá resposta efetiva á crise, embora ainda possua boa performance técnica na gestão dos ministérios estruturantes do governo. O problema está no quadro político, essencial para se proceder à mudança, e que está muito aquém da demanda a ele confiada. O problema não está apenas na qualidade dos quadros, mas, também, na absoluta falta de planejamento da chefia e consequente ausência de um plano de ação transparente – que possa ser pelos quadros político devidamente implementado.

Ademais o rumo do governo se alterou, se apequenou em torno de um projeto pessoal e populista de poder, muito diferente do que dele se esperava e da razão pela qual foi eleito

Assim, é preciso que o gabinete presidencial, formado pelos ministros oriundos da carreira militar, se articule com o próprio presidente e busque, sem falta, articular um pacto pela governabilidade.

 
afpp (2)*Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP), jornalista e consultor ambiental. Sócio do escritório Pinheiro Pedro Advogados. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB e Vice-Presidente da Associação Paulista de Imprensa – API. É Editor-Chefe do Portal Ambiente Legal e responsável pelo blog The Eagle View”. Foi integrante da equipe que elaborou o plano de transição da gestão ambiental para o governo Bolsonaro.

 

Fonte: The Eagle View
Publicação Dazibao, 17/06/2020
Edição: Ana A. Alencar

 


Desenvolvido por Jotac