De 0 a 40 graus

Por Bruno Andrioli Galvão

O editorial da Folha de São Paulo de hoje (terça-feira dia 16 de novembro de 2010) alerta para uma questão interessante. Ao que parece, não é privilégio de classes menos abastadas a falta de acesso à rede de esgoto. Campos do Jordão é também alvo do descaso, com apenas 44%, segundo dados da Folha, de imóveis com essa benesse. Tal percentual acaba por respeitar a média nacional, de 45,7% de casas com rede de esgoto, o que mostra que, por vezes, o descaso é generalizado e não respeita nem calor nem frio.

É importante mencionar que além de malcheirosa, a situação é ilegal, pois temos claras obrigações impostas pela Lei Federal nº 11.445/07 e sua atual regulamentação, Decreto nº. 7.217, de 21 de junho de 2010, que já foram objeto de algumas linhas no DAZIBAO de setembro de 2010.

Falta só a esfera política não só se vangloriar do aceno de R$ 10 bilhões ao setor de saneamento, como se bom-mocismo fosse, como querer contabilizar ganhos populistas ante ao fato de que, pelo menos, quando o assunto é esgoto, o princípio da igualdade é respeitado.


Desenvolvido por Jotac