A EXPERIÊNCIA ÚNICA DE SER PROVOCADO POR ANTONIO ABUJAMRA
Abujamra inovou na dramaturgia e no jornalismo
Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro
Antonio Abujamra, grande dramaturgo brasileiro, faleceu vítima de enfarte aos 82 anos de idade, em seu apartamento, no bairro de Higienópolis, em São Paulo, no dia 28 de abril de 2015.
Abujamra, na certa, foi convocado pelo Senhor para dirigir um grande espetáculo, tendo o Conselho de Sábios por platéia.
Abujamra e minha mãe foram colegas no teatro e na TV dos anos 50 e 60.
Aprendi, portanto, desde criança, a respeitar a figura deste fantástico diretor de teatro e ator sem igual – talvez comparável a Ziembinsky (que ele também dirigiu no teatro), por conta de sua expansividade e presença únicas em cena.
Tive o privilégio de ter sido entrevistado por Abujamra no seu icônico programa de entrevistas, PROVOCAÇÕES, produzido pela TV CULTURA em São Paulo no ano de 2005.
A entrevista condensou, com muito humor, inteligência, acidez e conteúdo, o universo conceitual e crítico que alimenta a política e o direito ambiental no Brasil.
Fui devidamente provocado pela fera da dramaturgia brasileira e sobrevivi…
“Vamos! Não tenha medo! Aproxime-se! Mais perto!”, testemunhei com prazer Abujamra ordenar o close-up ao câmera-man durante a gravação da entrevista.
Como Leonard Berstein, ele dirigia a orquestra e era, ainda, o solista…
A entrevista, agora, é parte da história, razão pela qual trato de disponibilizar o vídeo, em homenagem ao grande dramaturgo falecido.
Assista ao vídeo da entrevista:
Artigo publicado em: The Eagle View e Portal Ambiente Legal